Normas e Condições

A Rede Nacional de Turismo Juvenil (RNTJ) é constituída pelas Pousadas de Juventude de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores. Em Portugal Continental, as Pousadas de Juventude são geridas pela Movijovem, Mobilidade Juvenil, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada ou por outras entidades, em regime de concessão de exploração.

Normas e Condições de utilização e funcionamento das Pousadas de Juventude da Rede Continental

1 - Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode utilizar as Pousadas de Juventude.

2 - O titular da reserva deverá possuir, em alternativa, Cartão Pousadas de Juventude ou Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card).  Para usufruir do desconto Cartão Jovem EYC (European Youth Card) e/ou Vale Cartão Jovem EYC, o titular deve efetuar as reservas diretamente com a Pousada de Juventude que pretende utilizar ou através da Central de Reservas. 

3 - Qualquer criança ou jovem menor de 16 (dezasseis) anos, mesmo que titular do seu próprio Cartão Pousadas de Juventude ou Cartão Jovem EYC, deverá ser acompanhada por adulto por si responsável, ou estar munido de uma autorização emitida pelo mesmo.

4 - De acordo com o previsto na Lei 37/2007, de 14 de Agosto, não é permitido fumar nos espaços fechados das Pousadas de Juventude. De igual forma, também não é permitido comer, beber e/ou fumar nos quartos.   


5 - Não é permitida a entrada ou permanência de animais nas Pousadas de Juventude, exceto de cães guia acompanhantes de invisuais.   

6 - Os utentes são individualmente responsáveis por eventuais danos que provoquem, assumindo as responsabilidades inerentes.   

7 - Quando disponíveis, a Cozinha e Lavandaria de Alberguista possibilitam aos utentes individuais a confeção de refeições ligeiras e a lavagem de roupa, mediante normas específicas de cada Pousada. Todas as informações de utilização do equipamento serão prestadas pelo serviço de receção.   

8 - A ocupação de quartos duplos admite, no máximo, a permanência de dois adultos e uma criança/jovem e um bebé, ou um adulto e duas crianças/jovens (até aos 16 anos são considerados jovens).   

9 - Só são fornecidas toalhas aos utentes alojados em quartos duplos, familiares e apartamentos.

10 - A troca de roupa de cama e toalhas é assegurada, de três em três dias, pelo serviço de limpeza. Em caso de o cliente solicitar expressamente que o seu quarto não seja limpo, a Pousada assegurará a sua limpeza, no mínimo, de 3 em 3 dias.

11 - Os bens pessoais que forem deixados nos quartos, após mudança ou saída definitiva dos mesmos, serão removidos, podendo ser levantados na receção, no prazo de 48 horas, por quem provar ser seu legítimo possuidor.

12 - A reserva do serviço “cama” confere ao adquirente o direito de usufruir de uma cama em quarto múltiplo. O quarto múltiplo é partilhado com outros alberguistas, que poderão pertencer, ou não, ao mesmo grupo, sendo a atribuição da “cama” da responsabilidade da Pousada de Juventude.

13 - Reservas de quartos duplos e/ou quartos familiares e/ou apartamentos a adultos acompanhados por crianças: 

a) Adultos acompanhados por crianças até aos quatro anos inclusive: o adulto deve providenciar o berço para a criança, caso a Pousada de Juventude não disponha deste serviço (grátis). 

b) Adultos acompanhados por crianças dos cinco aos doze anos inclusive: é obrigatória a reserva de uma “cama extra” (grátis), mediante disponibilidade de recursos da Pousada de Juventude.

c) Adultos acompanhados por crianças/jovens dos treze aos quinze anos inclusive: é obrigatória a reserva de uma “cama extra”, beneficiando de 50% de desconto sobre o preço de venda ao público (PVP), mediante disponibilidade de recursos da Pousada de Juventude.

14 - A aquisição do serviço “cama extra” confere ao cliente o direito de usufruir de uma cama suplementar que permite aumentar a capacidade de alojamento de base de um quarto duplo, quarto familiar ou apartamento.  

15 - A “cama extra” tem as dimensões de uma cama individual, sem grades de proteção, e é geralmente convertível, tipo divã. A Movijovem não se responsabiliza por eventuais quedas ou acidentes sofridos pelos utentes em resultado da deficiente utilização da “cama extra”.

16 - Política de Reservas (condições de confirmação, alteração, cancelamento e reembolso): 

Qualquer cliente, com idade igual ou superior a 16 anos, individual ou coletivo, pode solicitar a sua reserva de alojamento para uma Pousada de Juventude, mediante condições a seguir expostas. 

Alterações de reservas previamente confirmadas implicam a seleção da mesma Pousada de Juventude. 

Os reembolsos são efetuados através de transferência bancária ou Vale (válido por 12 meses) para utilizar numa futura reserva.

a) Reservas de clientes individuais
A confirmação de reservas está sujeita ao pagamento do valor referente à primeira noite de estadia, devendo o restante valor em falta ser pago no check in.
A confirmação de reservas ao abrigo de campanhas, programas ou promoções estão sujeitas ao pagamento do valor total, conforme condições específicas de cada campanha, programa ou promoção.
Alterações à data de estadia com menos de 15 dias de antecedência da data de entrada (inclusive) ficam sujeitas ao pagamento da Taxa de Alteração, no valor de 10€ (dez euros), e apenas permitida uma alteração por reserva.
Cancelamentos (totais ou parciais) com menos de 15 dias da data de entrada (inclusive) não têm direito a qualquer reembolso.
Cancelamentos de reservas com mais de 15 dias antes da data de entrada (inclusive) têm direito ao reembolso integral do valor pago.

b) Reservas de clientes coletivos (grupos):
A confirmação de reservas está sujeita ao pagamento de um valor parcial da reserva, devendo o valor em falta ser liquidado até 15 dias antes da data de entrada (inclusive).
Não se efetuam alterações de reservas com menos de 5 dias da data de entrada (inclusive). 
Cancelamentos (totais ou parciais) com menos de 15 dias da data de entrada (inclusive) não têm direito a qualquer reembolso.
As reservas em nome de entidades coletivas são sujeitas à cobrança de uma taxa de reserva, de acordo com a tabela de preços em vigor, quando solicitadas para grupos iguais ou superiores a 10 pessoas.

17 - Horários:

Check In: a partir das 18h00m até 00h00m (após esta hora o acolhimento é efetuado pelo Vigilante) 

Check Out: até às 12h00m

Limpeza: 12h00m às 18h00m (neste período o acesso aos quartos poderá estar condicionado) 

Silêncio: 00h00m às 08h00m

18 - Refeições: 

Pequeno-Almoço: das 08h30m às 10h00m* (este serviço está incluído no custo do alojamento) 

Almoço: das 13h00m às 14h00m*

Jantar: das 19h30m às 20h30m*

*Estes horários e serviços podem sofrer alterações conforme a época do ano e especificidade de cada Pousada. Para informações adicionais dirija-se à receção.

Os serviços e horários aqui mencionados poderão sofrer alterações sem aviso prévio.ou por outras entidades, em regime de concessão de exploração


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