Notícias

De 3 a 7 de maio: Livros a Oeste regressa à Lourinhã

26/04/2016

Vive um mundo de experiências culturais.

O Festival Literário Livros a Oeste regressa à Lourinhã, de 3 a 7 de maio, com o compromisso de continuar a surpreender e a agradar a todos os públicos e leitores, com um programa amplo e heterogéneo, que marca o panorama cultural da região. Visita a Pousada da Juventude da Areia Branca e vive um mundo de experiências culturais. 

 

LIVROS SEM FRONTEIRAS é o tema deste ano, traduzindo as vastas possibilidades de alcance que a literatura e leitura têm junto da comunidade. É também uma afirmação da importância da literatura, enquanto plataforma de uma estratégia cultural ampla, plural, sem barreiras – “sem fronteiras”.

Todo o evento é acompanhado por uma Feira do Livro, que este ano vai ficar instalada numa tenda na Praça José Máximo da Costa, em frente à Câmara Municipal da Lourinhã. Este ponto obrigatório do Festival apresenta, inclusive, um calendário mais amplo – de 29 de abril a 8 de maio - de modo a permitir a visita do maior número possível de pessoas.

Uma vez mais, o destaque vai para a presença de autores portugueses de renome (em baixo), alguns com participação regular desde a primeira edição e muitos que aqui se apresentam pela primeira vez.

Em conferências, conversas, sessões de apresentação e iniciativas dinamizadas junto ao público escolar, vai ser possível ver e ouvir estes autores cujas páginas preenchem imaginários, cultivam, ensinam e enriquecem os nossos percursos de vida.

A oferta deste evento de promoção do livro e da leitura é complementada por espetáculos, mostras, atividades e dinâmicas com crianças, decorrendo, simultaneamente, nos auditórios do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira e da Associação Musical e Artística Lourinhanense,na Biblioteca Municipal e em diversas escolas do concelho.

E porque os livros e a leitura são o ponto de partida, mas nada se esgota nessa abordagem (ou não fosse o tema deste ano “Livros sem Fronteiras”), entre as atividades paralelas, há a destacar três exposições, patentes em três pontos distintos do circuito cultural do Festival Livros a Oeste. Assim, a Biblioteca Municipal da Lourinhã vai acolher uma mostra de capas de edições estrangeiras de diversos autores portugueses; a Galeria do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira vai ser palco de uma mostra de cartoons do conhecido artista António, durante muitos anos, figura incontornável na revista do Expresso (de 29 de abril a 14 de maio), e no átrio do mesmo Centro Cultural vai ser possível apreciar “Livrinhos Andantes”, um conjunto de trabalhos de alunos do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, da Lourinhã (de 3 a 7 de maio).

A música também marca presença nesta edição do Livros a Oeste, em três momentos distintos. No dia da inauguração, podemos contar com uma arruada pelos Arrufeiros d’Atouguia, uma intervenção da Tuna da E.B 2,3 da Atouguia da Baleia e um apontamento musical instrumental por alunos do 3.º ciclo da E.B 2,3 da Escola de Miragaia.

No dia 5 vai ser a vez do projeto Nódoa trazer a junção da música e das palavras, conjugando os sons da guitarra, dos saxofones, das percussões com a leitura encenada. No dia do encerramento é a vez do projeco Galo Gordo, num espetáculo de apresentação do Livro- Cd “ O Mundo é Redondo”. Referenciado pelo Plano Nacional de Leitura e pela Casa da Leitura da Gulbenkian, Galo Gordo é um projeto de poesia musicada da autoria de Inês Pupo e Gonçalo Pratas.

O LIVRÃO
A edição de 2016 do Festival Literário “Livros a Oeste” encontra-se repleta de novidades, sendo uma das mais interativas o livrão - uma livraria sobre rodas em formato de livro, que vai espalhar uma mensagem cultural e de promoção do livro e da leitura, um pouco por todo o concelho. Este veículo cultural vai anunciar, de uma forma original e apelativa, o Festival Livros a Oeste, na semana que precede o evento, divulgando-o junto dos estabelecimentos de educação e ensino do concelho. O público-alvo da iniciativa é amplo, abrangendo as crianças do pré-escolar, os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e ensino secundário, e toda a comunidade educativa.A dinamização é da parceira do Festival – a livreira torreense Palmo a Palmo, que a par da promoção do certame, propicia ainda a venda de livros e a visita dos alunos ao interior do livrão.

AUTORES
Ana Zanatti (a confirmar), Afonso Cruz, Alice Vieira, Andréa Zamorano, António Tavares, Bruno Magina, Catarina Verdier, Diogo Lopes, Fatinha Ramos, Filipe Homem Fonseca, Inês Botelho, Inês Pedrosa, Isabel Ricardo, João Amaral, João Gobern, João de Melo, João Morgado, João Rios, Jorge Serafim, Luís Aguilar, Mário Zambujal, Michael Kleger, Miguel Moreira, Nódoa, Patrícia Portela, Rita Ferro , Rita Taborda Duarte, Rui Miguel Tovar, Rui Zink, Tiago Quintans, Vasco d’Avillez, Vergílio Alberto Vieira e Vladimiro Nunes .

Programa detalhado aqui!


Últimas Notícias
Luísa Sobral atua no Festival “Artes à Rua” em Évora
Dia Internacional da Juventude em Castelo Branco
“Dinossauros Saem à Rua” na Lourinhã
Oito24 - Um Festival na Rua | ESPINHO
Comemorações do 632º aniversário da Batalha de Aljubarrota
"Animar as Praias" em Ovar

Todas as notícias

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos