Roteiros

Pontos de interesse

» Museu do Pão e Vinho de Favaios – Favaios

» Fundação Casa Museu Maurício Penha (Rota do vinho do Porto) – Sanfins do Douro

» Pala Pinta (Arte Rupestre) – Carlão

» Paisagem do Pinhão (UNESCO – Património Cultural da Humanidade) – Pinhão

» Painéis de Azulejos referentes a vida do Douro – Pinhão (estação de comboios)

» Palácio de Mateus – Vila Real

» Quinta da Avessada (Enoteca) – Favaios

» Plátano Centenário – Alijó

» Anta da Fonte Coberta – Vila Chão

» Miradouro de N. Sra. da Piedade – Sanfins do Douro

Parques temáticos

» Parque Aquático Naturwater Parque – Vila Real

Locais para a prática de desporto

» Ecoevasão – Carlão
» Club Pinhoense – Pinhão
» Naturimonte – Outdoor - Lamego

Locais de lazer nas proximidades

» Praia Fluvial de Vale de Mendiz – Vale de Mendiz
» Praia Fluvial do Pinhão – Pinhão
» Caldas de Carlão – Carlão
» Piscinas Municipais de Alijó – Alijó
» Pavilhão Municipal de Alijó – Alijó
» Campo de Ténis – Alijó
» Kartódromo – Vila Real

Natureza

» Parque Natural do Alvão – Vila Real 
» Parque Nacional da Peneda- Gerês – Montalegre
» Bacia Hidrográfica do Rio Douro: Barragem de Alijó, Barragem da Régua, Barragem Foz do Tua

Espaços internet

» Auditório Municipal de Alijó
» Café da Paz – Alijó
» Alipão – Alijó
» Xokolatte bar – Alijó

Eventos e festividades

» Romaria Nª Sr.ª Conceição – 2º domingo de julho – Pinhão
» Romaria Nª Sr.ª Jesus da Capelinha – 2º domingo de julho – Vilar de Maçada
» Romaria Stª Maria Maior – 15 de agosto – Alijó
» Romaria Sr. Jesus do Outeiro – 1º domingo de agosto – Favaios
» Romaria Nª Srª da Piedade – 2º domingo de agosto – Sanfins do Douro

Vida noturna

» Xokoltte bar –Alijó
» Mercado bar – Alijó
» Tabu – Alijó
» Torralta – Pinhão
» LBV – Pinhão
» Quilate Bar – Vila Real
» B-club – Vila Real
» Xot’s - Vila Real
» Minister – Vila Real

Gastronomia

» Pratos Tradicionais: bola de carne, cozido à Portuguesa, cabrito assado, carnes fumadas, feijoada à transmontana, milhos, bacalhau assado com batatas a murro, enchidos (alheira, chouriço de sangue e linguiças).

» Doces: sarrabulho doce, amêndoas cobertas, cavacas de Santa Eugénia, bolo borrachão, doce da Teixeira, toucinho-do-Céu, bolo mulato, fritas de chila, fritos de abóbora, quinzinhos.

» Vinhos: Vinho generoso (Porto), vinho moscatel (Favaios), vinho espumante.

» Pão: trigo de Favaios, pão de centeio (Favaios, Vila Chã e Agrelos), pão de trigo e centeio (Santa Eugénia).

Outros dados de interesse

» Adega Cooperativa de Favaios: visitas guiadas todos os dias, sob marcação.
» Enoteca-Quinta da Avessada, Favaios:constitui um museu interativo alusivo à história e cultura da vinha e do vinho na região do Alto Douro. Uma viagem histórica, visitas guiadas, prova de vinhos interativa e visitas noturnas.

Natureza aventura
Alijó

Alijó: o "reino maravilhoso" aqui tão perto

A Pousada de Juventude de Alijó, classificada como pousada natureza aventura, oferece múltiplas atividades ligadas à natureza e aos desportos aventura.

Inserida numa região de rara beleza, a Pousada de Juventude de Alijó oferece ótimas condições para o merecido descanso a quem visita Alijó e a região vinhateira envolvente.

Ponto de partida para uma aventura no Parque Natural do Douro Internacional, Património da Humanidade, quem visita a região ficará de olho cheio com as paisagens da região, barriga farta com a excelente gastronomia e culturalmente mais rico com a história de um povo ancestral.

Parte para a aventura, desfruta do conhecimento e das tradições populares, saboreia a boa gastronomia e, no final do dia, goza a tranquilidade das excelentes condições que a Pousada de Juventude de Alijó oferece e coloca à disposição de todos.

Roteiro

Dizem que os lugares mais inacessíveis são os mais bonitos. O Douro é prova disso. Vem daí e comprova-o.

Alijó é uma terra pequena que fica a 45 quilómetros da capital de distrito, Vila Real (de carro são entre 20 a 25 minutos pela A4), na região que Miguel Torga designou por “reino maravilhoso”: Trás-os-Montes.

Na verdade Trás-os-Montes não há um: há vários. E são os vários, juntos, que formam esse “reino” com encantos múltiplos.

Esta parte onde agora mergulhamos é aquela em que se respira o esplendor do Douro e que foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 2001.

Uma terra de forte tradição vinícola, feita de vales e montanhas, arduamente trabalhada em socalcos pelo homem.

A Pousada de Juventude de Alijó é moderna e fica a dois passos (a pé) do centro da vila. Ali à volta podes admirar as casas senhoriais dos Távoras e o monumental Plátano (considerado Monumento Nacional), mandado plantar pelo Visconde da Ribeira em 1856. Uma árvore com mais de 160 anos, portanto, que se mantém linda e esplendorosa apesar da idade.

Enquanto passeias pelas ruas da vila, lembra-te que Alijó já teve o nome de Allyjoo. Em tempos idos, no século XII, esta região servia de fronteira entre árabes e cristãos. Mais tarde, ressurgiu como uma região de alta nobreza e burguesia, graças aos forais outorgados por D. Sancho, D. Afonso III e, em 1514, ao Foral outorgado por El Rei Manuel I, que se encontra na Torre do Tombo.

O povoamento desta área é, porém, bem mais antigo e há por aqui várias manifestações dessa antiguidade, como castros, pinturas rupestres (Pala Pinta) e estradas romanas.

Perto da Pousada, há vários restaurantes, como o Pelourinho, onde podes apreciar sabores tradicionais como cabrito assado, cozido à portuguesa, tripas à transmontana, carnes fumadas. Num registo mais gourmet tens o Cêpa Torta. Guarda um cantinho para a sobremesa: cavacas, amêndoas cobertas, quinzinhos, pudim de amêndoa, bolo borrachão e outros de reminiscência conventual. Ah! E o pão e a bola de carne de Favaios também têm fama. Pergunta onde podes ir comprar o “pão dos quatro cantos” e quem sabe descubras histórias do tempo de Salazar…

Estando em Alijó é obrigatório ires a Favaios, ali mesmo ao lado (dois quilómetros. Talvez um pouco distante para ir a pé, mas um pulinho de carro ou táxi), onde é produzido o famoso Moscatel do Douro, a partir de uma única casta.

Marca uma visita à Quinta da Avessada e tens garantida uma tarde fantástica. Além de poderes provar o vinho Moscatel, vais poder ver todo o percurso que ele faz até chegar à mesa. E, por falar em mesa, podes ficar a jantar na Quinta e, quem sabe, ser surpreendido durante a refeição por um grupo de teatro que recorda algumas tradições da zona.

Em Favaios tens também o Museu que alia duas riquezas da terra: o pão e o vinho.

No dia seguinte, se estiver bom tempo e dispuseres de carro, uma boa ideia pode ser descer de Alijó até ao rio Douro. Há uma estrada que te vai levar até à estação de caminho-de-ferro do Tua. No caminho vais querer parar várias vezes para apreciar a paisagem, as suas cores por vezes exuberantes, os contrastes entre a geometria das vinhas e as linhas arredondadas dos montes.

A antiga linha de caminho-de-ferro do Tua (que muitos consideravam ser a mais bela do mundo) com o pequeno rio ao lado, que se vislumbrava ao fundo, já não existe. Hoje há uma barragem a dominar a paisagem.

Se ficares até à hora de almoço, vai até ao “Calça Curta”, o restaurante atrai gente de várias paragens que ali vão religiosamente comer javali ou peixe do rio.

À tarde, podes ainda ir conhecer a aldeia de Miguel Torga. São Martinho de Anta fica a poucos quilómetros de Alijó. Lá, podes ver a casa onde o escritor viveu (por enquanto só por fora) e visitar o Espaço com o seu nome, que nos fala da sua vida e da sua obra.

Se tiveres tempo, visita ainda o Miradouro de São Leonardo de Galafura, que inspirou Torga - “Á proa dum navio de Penedas, a navegar num doce mar de mosto…” – e certamente te vai inspirar a ti.

Pousada de Juventude de Alijó
Preço por pessoa/noite: a partir de €11, com pequeno-almoço incluído.

 

(*) Este artigo foi escrito no âmbito da parceria entre o Jornalíssimo e as Pousadas de Juventude. 

Reserva já

Visitar Pousada

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos