Roteiros

Praia
Praia de Mira

Mira é praia, sim, mas não é só praia

Roteiro

É o verde dos pinhais, o azul das lagoas, o branco das dunas, o colorido da arte xávega e da animação noturna.

Verdade seja dita: quem vem para a Pousada de Juventude da Praia de Mira, vem sobretudo a pensar no mar (que, a partir de junho começa a ser menos agitado) e no areal extenso. Mas surpreende-se logo ao chegar.

Em frente à Pousada, um edifício térreo integrado no Parque de Campismo ‘Mira Lodge Park’, fica a “Barrinha” da Praia de Mira, uma lagoa grande, a uns 200 metros da praia, onde se pode, por exemplo, andar de barca ou de gaivota.

Outra surpresa é o verde que envolve quem chega. Ali ao lado, há uma floresta para descobrir, com lagos e lagoas, atravessada por uma pista pedonal (onde também podem circular bicicletas – e é fácil alugar uma) que se estende por cerca de 40 quilómetros e que passa, também, juntinho ao mar, sobre as magníficas dunas da praia.

A respirar este ar puro, a pé ou de bicicleta, chega-se a Lagoa de Mira e uma pausa maior é devida. Visitar os Moinhos de Água onde antigamente se moía o milho, para se fazer a farinha para o pão e a broa, é uma das “viagens” ao passado que Mira te proporciona.

Outra tradição que aqui se mantém, e que é cada vez mais rara nas praias portuguesas, é a saída dos barcos para a pesca. Em Mira, há ainda seis ou sete grupos de pescadores (chamam-se "companhas") que vão diariamente ao mar. Vale a pena acordar um dia cedinho para vê-los a sair da praia. Mesmo se hoje os barcos já não são levados para o mar (e de lá trazidos para o areal) por carros de bois, mas sim por tratores.

Este “espetáculo” acontece geralmente três vezes por dia. Os pescadores fazem-se normalmente ao mar por volta das seis ou sete da manhã, depois pelas 11 horas e uma vez mais depois do almoço.

A água, já se sabe, por aqui nunca chega a ser muito quente, mas permite mergulhos. Ao dares um, ou ao estenderes a toalha no longo areal, recorda-te que estás na única praia europeia que tem bandeira azul há 31 anos consecutivos.

Se achares a água do mar demasiado fria para entrar, na Pousada tens à tua disposição uma piscina onde a temperatura é mais agradável e os mergulhos se fazem ao som de música ambiente.

Caso o dia não esteja para praia, piscina ou passeios, há ainda um sem-número de opções aqui à volta: o Museu do Território e da Gândara, a Estátua do Infante D. Pedro, a famosa Igreja Matriz da Vila de Mira que tem como padroeiro “São Tomé”.

Bem perto do centro da Vila da Praia de Mira, podes visitar as inúmeras lojinhas com lembranças, prestar uma homenagem aos Pescadores na Capelinha de Nossa Senhora da Conceição e ver a Estátua do Pescador, percursos obrigatórios para quem quer ficar a conhecer esta pequena localidade piscatória.

E por que tanto programa abre o apetite e gastronomia também é turismo, reservemos-lhe um capítulo. Esta é uma zona riquíssima em pratos tradicionais. E não faltam restaurantes a servir peixe fresco: “A Petisqueira”, o “Lila”, o “Mar Azul”, o “Salga a Boca” ou o “Caçanito” são alguns exemplos. Certamente vamos esquecer algum, mas como pratos de referência deixamos-te estes: a caldeirada de peixe, o bacalhau assado com batatas a murro, as lulas grelhadas, a caldeirada de enguias, o robalo assado no forno, o pitéu de raia, a chanfana. Ah! E a famosa “sardinha na telha”, tão apreciada por estas bandas.

A Praia de Mira também tem encantos noturnos. É, digamos, uma praia muito animada. Quando há concertos com as águas límpidas da Barrinha ao fundo, vale a pena ir. Mas, senão, há bares giros para estar e muitos têm música ao vivo. Alguns sítios conhecidos são o ‘Country Bar’, o ‘Barbak´s’, o ‘Sixties Bar’, o ‘Pleka Bar’ ou o ‘Mac Bar’.

Mas não te queremos contar tudo. Vem até cá e faz o teu próprio roteiro. Estamos à tua espera!

Pousada de Juventude da Praia de Mira
Preço por pessoa/noite: a partir de €12, com pequeno-almoço incluído.

 

(*) Este artigo foi escrito no âmbito da parceria entre o Jornalíssimo e as Pousadas de Juventude. 

Reserva já

Visitar Pousada

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos