Roteiros

Pontos de interesse

» Centro Histórico de Viana do Castelo
» Castelo de Santiago da Barra
» Igreja da Senhora d’Agonia
» Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus e Zimbório em Santa Luzia
» Citânia de Santa Luzia
» Navio-hospital Gil Eannes
» Museu de Artes Decorativas
» Museu do Traje                                                                                                                              
» Núcleo Museológico de Arqueologia da Casa dos Nichos
» Praça da Liberdade, inserida num conjunto de edifícios contemporâneos de grande valor arquitetónico
» Funicular de Santa Luzia
» Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (Siza Vieira)
» Centro Cultural (Souto Moura)

 

Parques temáticos

» Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), Meadela
» Sereia da Gelfa – Parque de Campismo e Parque Aquático, Pinhal da Gelfa - Âncora
» Locais para a prática desportiva
» Cavaleiros do Mar, Edifício do Parque – Estrada da Papanata 204, Loja B
» Costa Norte Atividades Marítimas, Centro de Vela. Zona Portuária
» New Game - Animação Turística, Lda, Rua Arquiteto Ventura Terra, 122, 4 Esq.
» Tobogã –

Locais para a prática de desporto

» Surf Clube de Viana ( Escola de surf, bodyboard, longboard e paddle)
» R. Manuel Fiúza Júnior, nº 133
» Amigos do Mar Parque Empresarial da Praia Norte, Avenida Cabo Verde Lote, 64
» Vianalocals (Escola de Kitesurf e Windsurf) Praia do Cabedelo, Edifício Aquário Bar
» Clube de Vela de Viana do Castelo (Escola de Vela Ligeira, Vela de Cruzeiro e Vela Tradicional) Centro de Vela de Viana do Castelo - Zona Portuária
» A.C.A.T.E. - Associação Cultural de Apoio à Tauromaquia e à Equitação Escola de Equitação, Lugar de Rubins – Meadela
» Ciclovia
» Clube de Ténis, Praça da Galiza – Viana do Castelo
» Viana Remadores do Lima (Centro de Remo de Viana do Castelo), Argaçosa - Meadela
» Centro de canoagem

Locais de lazer nas proximidades

» Praia do Cabedelo
» Praia do Norte
» Kartódromo de Viana do Castelo , Lugar da Areia - Chafé
» Beach Bowling, Parque Empresarial da Praia Norte, Lt 3/4
» Praia fluvial da Argaçosa (junta à Pousada)
» Praia do Coral
» Praia da Arda (Mariana) em Afife
» Praia Norte e não Praia do Norte

Natureza

» Parque Nacional da Peneda Gerês
» Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos
» Geraz com Querença
» Serra DÁrga

Espaços internet

» Espaço Internet de Viana do Castelo, Largo de Santa Catarina, n.º17
» CTT - Alto Minho (hotspots) Praça Alto Minho - Viana do Castelo (Santa Maria Maior)
» CTT - Viana do Castelo (hotspots) Avenida Conde da Carreira - Viana do Castelo (Santa Maria Maior)
» McDonald's - Viana do Castelo (hotspots) - Viana do Castelo (Santa Maria Maior)

Eventos e festividades

» Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, março/abril
» Feira Medieval de Viana do Castelo, junho
» Festas da Nª Srª da Agonia, agosto
» Romaria de Santa Marta de Portuzelo, agosto
» Festival Vodafone Paredes de Coura, agosto
» Feira do Livro na 2ª quinzena de Julho
» Festival Internacional de Folclore 1ª semana de Setembro

Vida noturna

» Bar Discoteca Prosak Viana,Praia Norte
» Discoteca Fiori Klub, Rua de Monserrate, nº 384
» Duplex Social Clube,Alameda 5 de Outubro - Cais de Viana
» Centro Histórico
» Yate Clube ,Marina
» Eventos Caffé, Rua Sá de Miranda
» Glamour, Rua da Bandeira, 177
» Bella Club Restaurante, Praça da Liberdade              
» Liz Café Bar & Tapas, Rua gago Coutinho, nº 17
» Gondola – Bar, República dos Gelados,Praça da Liberdade, Fração A1-A3

Gastronomia

» Pão, broa de milho
» Pratos de carne: arroz de pé descalço ou pica no chão, rojões à Moda do Minho, cabrito assado, cabrito à Serra d’Arga, arroz de sarrabulho, arroz de pato à Moda antiga, cozido à Portuguesa
» Pratos de peixe: bacalhau à Viana, Bacalhau à Gil Eannes, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau assado, Bacalhau na Brasa, bacalhau de cebolada, bacalhau à Camelo, arroz de polvo à Moda do Minho, arroz de lampreia, lampreia à Bordalesa, lampreia assada, sardinha assada, sardinha espalmada, robalo cozido com algas, pescada à Vianense, caldeirada de peixe
» Doçaria: Meias-luas de Viana, leite-creme, arroz doce, Sidónios, Torta de Viana, rabanadas, Santas Luzias, Manjericos, Biscoitos de Viana, aletria, doces de gema

 

Praia
Viana do Castelo

Viana do Castelo: Uma ponte para um Minho em tons de azul

Viana do Castelo é uma das cidades mais bonitas do país! Por muitos considerada a “princesa do Lima”, esta cidade nobre do litoral minhoto está localizada no sopé do Monte de Santa Luzia, banhada pelo rio Lima, facilmente encanta qualquer visitante. Viana do Castelo é também uma cidade recheada de tradições e património arquitetónico, recentemente considerada a “meca da arquitetura”. É neste contexto que se integra a Pousada de Juventude, com uma vista magnífica para o rio e para o monte, e todas as condições para uma excelente estadia no coração do Alto Minho! Ponto de partida para uma ida à praia, um mergulho no mar ou no rio, ou simplesmente uma visita aos monumentos e ao centro histórico desta cidade, não poderás perder uma visita ao Santuário de Santa Luzia, não só pela sua monumentalidade, mas pela imponência e panorâmica que oferece sobre toda a cidade!

Roteiro

Viana tem rio, serra e mar, arquitetura tradicional e contemporânea, vistas de cortar a respiração (… e as melhores bolas de Berlim do país).

A icónica Ponte Eiffel (o engenheiro francês da Torre Eiffel também deixou a sua marca em Viana com esta passagem de 1877 que, passados 140 anos, continua a servir e a ser um símbolo da cidade) fica mesmo em frente à Pousada de Juventude de Viana do Castelo.

A Pousada é um edifício do arquiteto Carrilho da Graça, erguido dentro do Parque da Cidade, bem juntinho ao Rio Lima. Fica, também, bem juntinho ao Parque Ecológico, que oferece exposições e atividades sobre vários temas ambientais. Um pouco mais à frente encontra-se a praia fluvial da Argoçosa, local perfeito para momentos de descontração, desportos náuticos e até mergulhos no tempo mais quente.

Tem, portanto, uma localização estratégica esta Pousada de onde partimos para conhecer Viana.

Sugerimos-te que, como nós, comeces a visitar a cidade de cima para baixo, indo até Santa Luzia e contemplando a bela vista que se tem lá de cima, do templo. A vista que tens lá do alto é provavelmente uma das mais belas vistas do nosso país.

Para subires até ao cimo do monte serve-te do funicular, que ascende 650 metros até ao Templo de Santa Luzia. Se fores corajoso e as alturas não te provocarem arrepios, uma vez lá em cima, sobe ao zimbório, o ponto mais alto do Templo, onde a vista consegue ser ainda mais espetacular.

Já com a perspetiva de Viana lá do alto, desce e aventura-te pelo bonito centro histórico de Viana, onde não faltam lojas a vender produtos com os ricos e caraterísticos padrões minhotos.

A Praça da República é local de convergência das várias artérias da cidade. Por lá, as atrações são muitas (e muitas delas têm mesmo o carimbo de Monumento Nacional). Conhece o chafariz, o edifício da Misericórdia, os antigos Paços do Concelho. Espreita as traseiras deste edifício para ficares a conhecer o Portal de Mexia Galvão. É também nesta emblemática praça que está o Museu do Traje, local onde são exibidos os típicos trajes “à vianesa”, famosos pelas suas formas, cores e desenhos.

Em Viana, os Museus não estão só em terra firme. O Museu do Navio Gil Eannes é uma embarcação que foi construída nos estaleiros navais de Viana. Durante décadas serviu como navio-hospital de apoio à frota bacalhoeira portuguesa. Quando foi desativado, o Gil Eannes navegou até Viana do Castelo para se transformar em espaço museológico. Além das salas de exposição, tem um simulador de navegação, quiosques multimédia e uma loja de recordações.

Mas Viana não vive só do passado. Prova disso são os vários exemplos de arquitetura contemporânea, como a Biblioteca Municipal, projetada pelo Arquiteto Siza Vieira, ou o Centro Cultural, da autoria de Souto Moura.

Outro ponto forte de Viana do Castelo é a gastronomia. Há muitos pratos típicos de prova obrigatória: rojões à moda do Minho, cabrito à Serra d’Arga, arroz de sarrabulho, arroz de pato à moda antiga, cozido à portuguesa. Se preferires peixe, a variedade é também muita: bacalhau à Viana, à Gil Eannes ou à Zé do Pipo, arroz de polvo à Moda do Minho, arroz de lampreia, pescada à vianense, sardinha. Na receção da Pousada podes aconselhar-te sobre que restaurante escolher.

Os fãs de doces também estão bem servidos, ou não fosse a doçaria vianense famosa em todo o país. Por exemplo, se achas que as Bolas de Berlim são todas iguais, na Pastelaria Manel Natário vais perceber que não é bem assim (aqui prova também os pastéis salgados). Outras referências da terra são os Barquinhos Manjericos do Zé Natário, os Sidónios e a Torta de Viana da Brasileira ou os Jesuítas da Pastelaria Dantas.

Come, mas com moderação, sobretudo se os teus planos seguintes forem ir experimentar as praias à volta de Viana. A sua costa com mais de 25 quilómetros tem muito que oferecer. Desde logo, são várias as praias galardoadas com Bandeira Azul, que se destacam pela sua beleza e acessibilidade. Cabedelo, Carreço, Afife, Canto Marinho, Arda são só alguns exemplos. Podes aproveitar para experimentar vários desportos náuticos, como surf, windsurf, bodyboard e kitesurf.

Claro que não poderíamos acabar sem falar da Romaria da Senhora d’Agonia que em agosto traz à cidade milhares de visitantes. Esta Romaria é a maior, a mais bela, a mais alegre e a mais típica de Portugal. O seu original programa inclui Mordomia, Gigantones e Cabeçudos, Cortejos, Festa do Traje, Feira de Artesanato, Arraiais Minhotos, Tapetes Floridos, Procissão ao Mar, Cantares ao Desafio e três distintos Fogos-de-artifício que iluminam a cidade, o rio e o mar.

Romaria da Senhora da Agonia só há em agosto. Mas Viana tem encanto durante todo o ano. Por isso, não esperes. Faz-te à estrada!

Pousada de Juventude de Viana do Castelo
Preço: Desde €11/noite

 

(*) Este artigo foi escrito no âmbito da parceria entre o Jornalíssimo e as Pousadas de Juventude. 

Reserva já

Visitar Pousada

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos